Complementando e simplificando: Tipos de lâmpadas e suas aplicações!
TEXTO: NATHALIA NOVAES E NATÁLIA MORASSI / IMAGENS: E-COMMERCER, CATÁLOGOS DE FABRICANTES, PIXABAY E ACERVO PRÓPRIO.
Em nosso último artigo publicado (Descomplicando lâmpadas e seus modelos) falamos sobre os tipos de lâmpadas mais comuns do mercado. E neste mês, para complementar e simplificar o entendimento deste tema, elaboramos um formato diferente de artigo: um resumo em tabela, sobre os tipos de lâmpadas mais comuns em obra de pequeno porte, suas principais características e aplicações. Sugerimos a leitura de ambos artigos para uma compreensão aprofundada e melhor decisão na hora de escolher qual lâmpada usar, mas lembre-se que a melhor opção é contratar um especialista para obter um resultado mais assertivo e econômico.
Uma boa orientação, para casos de retrofit, é estar atento ao modelo do soquete/base da luminária instalada antes da compra das lâmpadas, para evitar incompatibilidade.
Neste artigos apresentamos algumas lâmpadas mais comuns, porém, no mercado encontramos diversos outros modelos e soluções. O ideal é sempre consultar um especialista capaz de orientar e propor em projeto as soluções mais adequadas para cada caso.
Referências:
- Estudos Natalia Morassi, em cursos e conteúdos especializados.
- Fassbinder, Stefan (do Instituto Alemão do Cobre, Düsseldortf). Uma análise do efeito estroboscópico com lâmpadas LED. Revista LUX, Abril de 2017.
Imagens:
- Imagem capa, Pixabay.
- Imagens gerais, E-commerces, catálogos de fabricantes, pixabay e acervo próprio.